A Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates dá à luz a um novo conhecimento, um aprofundamento
que não chega ao conhecimento absoluto. Ele comparava
frequentemente este método com a profissão da mãe: era possível
trazer a verdade à luz. O seu sentido de
humor confundia os seus
interlocutores, que acabavam por confessar a sua ignorância, da qual Sócrates
extraía
sabedoria. Um exemplo clássico da aplicação da maiêutica é um diálogo platônico (intitulado Mênon), no qual Sócrates leva um escravo
ignorante a descobrir e formular vários
teoremas de geometria.
Sócrates pretendia
que o seu questionamento sistemático levasse os outros a um ponto
crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior, dando
assim lugar ao "parto intelectual". A maiêutica é, assim, a fase
positiva, construtiva, do método socrático que permite o acordo através das
certezas universais obtidas pela definição após a discussão. Trata-se de um diálogo
do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência
que serve de fundamento à maiêutica.
Com esta teoria Maiêutica onde Sócrates defende que o ser humano pode encontrar resposta para problemas em si mesmo, nos induz a pensar como esta nosso sistema educacional, será que estamos conduzindo nosso educando a encontrar as respostas por si mesmo, ou será que somente estamos lhe ensinando a reproduzir respostas prontas sem saber realmente o porque da resposta. Se aplicarmos esta teoria em sala de aula o nosso educando será muito mais pensante e poderá enfrentar qualquer situação em sua vida sozinho, podendo ser assim um melhor cidadão.
ResponderExcluirClaudia, a teoria Maiêutica provocou uma verdadeira revolução na filosofia. Socrátes embora não tenha deixado nada escrito, queria apenas ensinar ao homem a cuidar da sua própria alma. A Filosofia de Sócrates teve um enfoque moral muito forte, pois ensinava pensar bem para viver melhor.
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