O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter. "Socrátes"

sábado, 12 de maio de 2012

Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade.


O estilo “pedagogizador” se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno. Essa postura de educação está a serviço de uma sociedade mercadológica e tecnocrática. Daí as propostas pedagógicas estarem direcionadas a uma aplicação de técnicas a um sujeito, o aluno, tratado meramente como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as exigências do mercado.  Dessa forma, acreditamos que uma prática pedagógica associada à Teoria da Ação Comunicativa proposta por Habermas pode contribuir para um pensar crítico em prol de uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético. As ideias habermasianas a respeito da linguagem, do conhecimento e da ética podem abrir novas perspectivas para a educação em termos de uma filosofia da educação que possa suscitar nos sujeitos dotados de competência interativa a capacidade de questionar o sistema de normas que vigora na sociedade.
A partir da Teoria da Ação Comunicativa, pode-se conceber o espaço da escola, como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade.
Ao falarmos de uma educação guiada pela intersubjetividade, temos em vista a valorização social, política, econômica e ética de uma reflexão sobre os rumos da educação na complexidade das sociedades contemporâneas. A educação deve contribuir significativamente com o processo de desenvolvimento do aluno a partir da interpretação e análise crítica dos fenômenos culturais do seu cotidiano, levando-os ao exercício de uma prática de saber construtivo à sua vida.
A escola deve levar em consideração as mudanças que ocorrem na sociedade, discutindo inclusive, o modelo técnico-científico pautado pela razão instrumental, no sentido de preparar o educando para lidar com os fenômenos que dele surgem, como por exemplo, a globalização, a crise econômica e a política de mercado. Assim, a prática da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo “pedagogizador” ao produzir indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos, à luz das normas sociais legítimas e legitimadas pelos processos jurídicos e políticos, usando suas próprias cabeças, e tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica.

2 comentários:

  1. Analisando o Método Pedagogizador e a Intersubjetividade em qual destas duas características a prática do docente esta voltada?
    Será que desenvolvemos em nossas aulas um modelo pedagogizador, onde somente repassamos conteúdos sem importar com o que o educando pensa sobre o assunto, ou incentivamos o trabalho em equipe deixando que o educando expresse seu pensamento e que aperfeiçoe sua auto crítica melhorando assim o poder de conhecimento e de vivencia social.

    ResponderExcluir
  2. Acredito Lucy, que podemos dizer que a educação hoje tem um pouco de tudo isso infelizmente ainda existe professores que não se preocupam com os ensinamentos oferecidos aos seus alunos, mas por outro lado, percebo que isso vem mudando, quase não se falavam em ensinar valores no ambiente escolar, hoje muitas escolas já estão adotando a educação formulada em valores humanos. Cabe a nós educadores de hoje, a responsabilidade de tornar nossos alunos em cidadãos conscientes e principalmente éticos.

    ResponderExcluir