A Filosofia da Educação é a
maneira de pensar e elaborar maneiras de organização do conhecimento por áreas
dentro da educação. Dessa forma construindo novas formas de atuar sobre a
promoção do processo e da aprendizagem através de um olhar apurado e
intencionado sobre a temática da educação. Ela se relaciona intimamente com a
função de avaliar o processo ensino e aprendizagem. Resume-se, de certo modo, como
um eixo orientador de todo o processo educacional. Faz-se presente no início do
processo quando estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos e
executamos as estratégias; no final, quando julgamos o que e quanto foi
cumprido. Enfim, avaliar é emitir juízos de valor e estes implicam sempre,
queiramos ou não, consciente ou inconscientemente uma posição filosófica, uma
filosofia. È a atitude filosófica que sustenta certas crenças e valores, que são
argumentada de maneira crítica e refletida.
Os trabalhos filosóficos são
realizados mediante técnicas e procedimentos que integram pensamento racional. A
filosofia destaca e privilegia a argumentação lógica, em linguagem natural ou
em linguagem simbólica, como a ferramenta por excelência da apresentação e
discussão de teorias filosóficas. Toda a ideia filosófica relevante é
inevitavelmente submetida a escrutínio crítico; e a presença de falhas na
argumentação é frequentemente o primeiro alvo das críticas. Embora a reflexão
sobre os princípios e métodos da lógica só tenha sido realizada pela primeira
vez por Aristóteles, a ênfase na argumentação lógica e na crítica à solidez dos
argumentos é uma característica que acompanha a filosofia desde os seus
primórdios. A própria ruptura entre o pensamento mítico-religioso e o
pensamento racional é assinalada pela adoção de uma postura argumentativa e
crítica em relação às explicações tradicionais. Enfim, a Filosofia é o ramo da
Educação que se dedica a reflexão do processo educativo, a análise dos sistemas
educativos, a sistematização dos métodos didáticos e a forma de realiza-la entre
outras diversas temáticas relacionadas e ou associadas ao processo educativo.
Fonte:
http://educalara.vilabol.uol.com.br/lara2.htm
Claudia, o estuda da filosofia da educação é muito importante, embora de difícil entendimento, por isso que acredito que como educadores precisamos trazer estes temas a um fato vivido pelo aluno. O professor tem o desafio de promover a interação com rigor e profundidade, principalmente nas questões que se referem á condição do ser humano.
ResponderExcluirEstudar e entender a filosofia da educação é importante para que possamos compreender como a educação chegou no patamar que esta hoje. É nela que compreendemos o quanto o educando deve ser conduzido a ser independente, como o professor deve ser tão somente um facilitador no processo ensino aprendizagem e como a sociedade modifica-se através da educação.
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